Cooperação Internacional em Inovação
01
02
03
04
5

News

MDIC lança edital para estimular projetos de pesquisa entre empresas brasileiras e alemãs

24-08-2015
20/08/2015

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o vice-ministro de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Matthias Machnig, lançaram nesta quinta-feira uma chamada pública para que empresas brasileiras e alemães apresentem projetos conjuntos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O edital está no âmbito da declaração conjunta assinada entre os dois países que prevê o desenvolvimento de um programa de cooperação em P&D entre o setor privado dos dois países para elevar o nível de proficiência tecnológica e a capacidade inovativa das empresas brasileiras e alemãs.

A assinatura das declarações conjuntas e do edital do programa de cooperação em P&D se deram no marco da visita oficial da Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, ao Brasil.

Monteiro e Machnig iniciaram a reunião bilateral ratificando a confiança na troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia, que deve ocorrer no último trimestre deste ano, destacando a importância da troca para o avanço das negociações entre os blocos, mas também para o aprofundamento das relações comerciais entre Brasil e Alemanha.

O objetivo da chamada pública é incentivar a criação de novas tecnologias a partir de projetos de P&D conjuntos. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, as quais deverão desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

O projeto tem suporte do Zentrales Innovationsprogramm Mittelstand (ZIM), programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas, na Alemanha, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais instituições de fomento, no Brasil. Outras instituições governamentais brasileiras poderão eventualmente apoiar esses projetos conjuntos de P&D.

O Comitê Gestor brasileiro (coordenado pelo MDIC) qualificará e convidará as empresas brasileiras a enviar os pedidos de financiamento das propostas de cooperação aprovadas para as agências de fomento que irão avaliá-los independentemente e de acordo com suas respectivas políticas operacionais. As empresas brasileiras que tenham projetos de P&D alinhados às competências tecnológicas e linhas de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) poderão contar com o apoio das Unidades EMBRAPII para desenvolverem seus projetos. Para mais informações: www.embrapii.org.br.  

Para mais informações sobre o edital, acesse www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br.

Durante a reunião entre os ministros do Brasil e da Alemanha, foi assinada ainda a Declaração Conjunta de Intenções para colaboração em temas técnicos e futuro apoio à cooperação entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e suas contrapartes alemãs, o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) e o Bundesanstalt für Materialforschung und - prüfung (BAM).

Parceria estratégica
A Alemanha é um parceiro estratégico para o Brasil no tema de inovação. Dentre as diversas políticas para fomento à inovação, destaca-se a New High-tech Strategy, lançada em 2014. Essa estratégia volta-se para a transferência de tecnologia da pesquisa para as empresas, para o fortalecimento da capacidade de inovação das pequenas e médias empresas e para o apoio à startups inovadoras.

A cooperação internacional para inovação é uma das prioridades da Secretaria de Inovação e do MDIC, pois é uma ferramenta para atingir vários objetivos como aumentar o investimento do setor privado em inovação, melhorar as políticas públicas de fomento à inovação, entre outros. Além disso, ao participar do programa, as empresas brasileiras têm acesso a novas tecnologias e novos conhecimentos, maior facilidade para acessar novos mercados e até mesmo para exportar para terceiros com o novo produto ou serviço desenvolvido. 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr


Other News :
28-07-2017 - MDIC seleciona projetos de inovação que vão receber apoio financeiro dos governos brasileiro e britânico
06-07-2017 - MDIC and the Israel Innovation Authority launched 4th Call for Proposals
23-03-2017 - CONFAP e MDIC firmam acordo para apoiar projetos internacionais de P&D em empresas

Read more

Calls

  • Brasil
    United Kingdom
    Brazil-UK até 03-04-2017 - sign up
  • Brasil
    Germany
    2st Call for Proposals até 31-05-2018 - sign up
  • Brasil
    France
    1st Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up
  • Brasil
    Israel
    3rd Call for Proposals até 15-12-2017 - sign up