Cooperação Internacional em Inovação
01
02
03
04
5

News

Encontro Brasil-Alemanha começa com acordo entre SC e Turíngia

22-09-2015
33º Encontro Brasil-Alemanha foi aberto nesta segunda (20) em Joinville

Parceria com estado alemão permite troca de informações e experiências.

Evento bilateral entre os dois países vai até esta terça (22) em Joinville.

 

Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (21) em Joinville, no Norte catarinense, o 33º Encontro Econômico Brasil−Alemanha. O objetivo do evento bilateral, que reúne autoridades e centenas de empresários dos dois países, é fortalecer as relações econômicas e estabelecer parcerias. O encontro é realizando anualmente desde 1982, com as sedes alternadas entre os dois países. É a terceira vez que Santa Catarina sedia o evento. Pela manhã, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assinou um termo de cooperação com o estado alemão da Turíngia, onde será realizado o próximo encontro anual, em 2016. A parceria, segundo o governo catarinense, vai permitir a troca de informações e experiências nas áreas científica, tecnológica, econômica e comercial. O prazo do protocolo de intenções é de dois anos, que pode ser prorrogado.

 

De acordo com a agência de desenvolvimento da Turíngia, o estado alemão é sede de mais de 90 empresas líderes mundiais em seus nichos, como Zeiss, Bosch e Siemens. A economia local tem como destaque indústrias de setores como metalurgia, automobilística e mineração. Também estão em expansão os segmentos de materiais sintéticos, produção de energia solar e tecnologia médica, de acordo com o órgão alemão. Exportações x importações De acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no ano passado as relações comerciais entre Santa Catarina e Alemanha totalizaram US$ 282 milhões em exportações os principais produtos vendidos pelo Brasil foram carnes de frango e motores elétricos. Já as importações somaram US$ 1,02 bilhão, com aquisição de automóveis, aparelhos de ressonância magnética e medicamentos alemães. Colombo destacou a colonização alemã em Santa Catarina e o reflexo da imigração no progresso das economias locais. Principalmente na educação e no empreendedorismo tivemos modelos que deram certo graças à colonização alemã, afirmou. Ministro defendeu parcerias A abertura do 33º Encontro Brasil-Alemanha teve a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que defendeu o fortalecimento de parcerias como estratégico para o desenvolvimento econômico dos dois países.

Monteiro assinou ainda um acordo de cooperação entre o ministério e a Câmara de Comércio Brasil Alemanha, com o objetivo de promover ações como a organização de eventos conjuntos, missões, rodadas de negócios, prêmios e programas de inovação. À RBS TV, o ministro brasileiro afirmou que o encontro de Joinville já é o maior da história do evento. "200 empresários alemães estão hoje aqui. Isso significa que a comunidade empresarial alemã mantém a confiança no Brasil e a disposicão de continuar a investir no Brasil", disse Monteiro.

O ministro lembrou problemas econômicos já enfrentados pela Alemanha. "A Alemanha viveu no ano 2000 um momento de dificuldade também, promoveu reformas estruturais e saiu muito mais forte depois disso. "É a grande licão que o Brasil tem".

Manutenção de investimentos O vice-ministro de Economia e Energia da Alemanha, Matthias Machnig, destacou três assuntos que chamou de "indispensáveis" no encontro: A digitalização da economia, que vai proporcionar saltos em inovação; a política energética, onde o futuro nos mostra alternativas renováveis e a qualificação da mão-de-obra, cujo modelo dual alemão pode contribuir para novas experiências, afirmou. Questionado sobre a visão da Alemanha sobre o atual momento econômico brasileiro, Machnig afirmou à RBS TV que o país europeu não deve diminuir os investimentos no Brasil.

"Temos 1,5 mil empresas que atuam no Brasil. Falei há pouco com representantes das maiores, como BMW, Bosch. Elas deixaram claro que vão continuar aqui, vão fazer mais investimentos", disse o vice-ministro alemão.

"É um grande mercado, um grande país. Temos certeza de que os problemas enfrentados agora serão superados. A relação das empresas alemãs com o país será forte no futuro", afirmou Machnig.

Homenagens Os trabalhos do encontro começaram já no domingo (20), com discussões fechadas. À noite um jantar homenageou personalidades dos dois países O encontro vai até esta terça-feira (22). A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura de Joinville

 

Fonte: G1 - Globo


Other News :
28-07-2017 - MDIC seleciona projetos de inovação que vão receber apoio financeiro dos governos brasileiro e britânico
06-07-2017 - MDIC and the Israel Innovation Authority launched 4th Call for Proposals
23-03-2017 - CONFAP e MDIC firmam acordo para apoiar projetos internacionais de P&D em empresas

Read more

Calls

  • Brasil
    United Kingdom
    Brazil-UK até 03-04-2017 - sign up
  • Brasil
    Germany
    2st Call for Proposals até 31-05-2018 - sign up
  • Brasil
    France
    1st Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up
  • Brasil
    Israel
    3rd Call for Proposals até 15-12-2017 - sign up