Cooperação Internacional em Inovação
01
02
03
04
5

News

Jon Medved e Rodrigo Loures marcaram o lançamento do programa "Economia Criativa" falando sobre Ecossistemas de Inovação

06-11-2015
Programa resulta de uma parceria da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria com a Unibes Cultural

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria em parceria com a Unibes Cultural lançou nesta quarta-feira, 28 de outubro, o programa “Economia Criativa” com a participação de dois palestrantes de renome: o israelense Jon Medved e o brasileiro Rodrigo Loures que falaram sobre “Ecossistemas de Inovação – a experiência do Brasil e de Israel”.

O evento contou com a abertura de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel, Bruno Assami, diretor da Unibes Cultural e dos curadores Lidia Goldenstein e Flavio Grynszpan.  Eles destacaram a proposta do programa, que é de promover uma troca de ideias de forma a criar uma plataforma de possíveis negócios que contribuam para o avanço do sistema de inovação brasileiro, no qual Israel pode se tornar um parceiro privilegiado, transferindo know how de politicas de incentivo, serviços e produtos aos novos setores de tecnologia.

Fundador da Nutrimental, Rodrigo Loures destacou o papel do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (CONI), do qual é presidente. Segundo ele, a entidade estimula a cultura da inovação e o empreendedorismo de base tecnológica, buscando promover ambientes propícios ao desenvolvimento de startups. “O Brasil não tem uma estratégia e não está organizado para isso, por este motivo trabalhamos em sinergia com outros grupos para desenvolver esta capacidade no país.  Neste cenário, podemos aprender muito com Israel, que é um país empreendedor com enorme sucesso no fomento de ecossistemas de inovação”.

Reconhecido por suas empresas multimilionárias e pelo enorme sucesso em seus negócios, Jon Medved, que é CEO da Ourcrowd, uma plataforma de e-commerce que possibilita investir em mais de 50 start ups israelenses, deu detalhes sobre o  processo  de investimento  de “equity crowdfunding“, que visa reforçar o capital de empresas novatas em troca de uma participação nos negócios,  explicando como as pessoas investem em Israel e as dificuldades para se investir no Brasil.

Quando perguntado sobre o que pensa do empreendedorismo no Brasil, Medved foi categórico: “Os empreendedores brasileiros são ótimos e tem grandes ideias, mas estão sendo esmagados pelas regulações governamentais. No Brasil é difícil abrir ou fechar uma companhia, despedir um funcionário, além das  altas taxas que  dificultam as transações. Todas estas condições impedem o empreendedor de ter velocidade. O Brasil precisa se alinhar com boas praticas que encorajem o empreendedorismo”, destacou.

“Estamos em um momento crítico na vida nacional. Precisamos de horizontes mais largos e do incentivo à criatividade e a gestão da economia. O Brasil possui um governo que interfere demasiadamente na economia. Hoje tivemos a oportunidade de conhecer melhor o processo inovador e inteligente que apresenta a Ourcrowd, em contraste com as dificuldades que os investidores têm em suas aplicações no Brasil, num modelo excessivamente “burocrático”, finalizou Jayme Blay.

Fonte: Cambici


Other News :
28-07-2017 - MDIC seleciona projetos de inovação que vão receber apoio financeiro dos governos brasileiro e britânico
06-07-2017 - MDIC and the Israel Innovation Authority launched 4th Call for Proposals
23-03-2017 - CONFAP e MDIC firmam acordo para apoiar projetos internacionais de P&D em empresas

Read more

Calls

  • Brasil
    United Kingdom
    Brazil-UK até 03-04-2017 - sign up
  • Brasil
    Germany
    2st Call for Proposals até 31-05-2018 - sign up
  • Brasil
    France
    1st Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up
  • Brasil
    Israel
    3rd Call for Proposals até 15-12-2017 - sign up