Cooperação Internacional em Inovação
01
02
03
04
5

News

Câmara de Comércio França-Brasil, MDIC, EMBRAPII e BNDES se reúnem para ampliar a cooperação tecnológica entre os dois países

28-03-2016
Fonte: CCFB-SP

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP), se reuniu com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), no auditório da CCFB-SP, para apresentar o acordo de Cooperação Internacional em Inovação.  

O programa convida empresas brasileiras a formarem parcerias com empresas estrangeiras para elaborarem proposta de cooperação em pesquisa e desenvolvimento que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

No âmbito das relações bilaterais Brasil-França, a parceria para estimular projetos de P&D foi firmada entre o MDIC e o Ministério da Economia, com participação da EMBRAPII e do BNDES, pelo lado brasileiro, e BPI France, pelo francês.  

Segundo Jackline, coordenadora de Inovação Global e PI, do MDIC, “a iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento conjunto de projetos de PD&I industrial entre as empresas brasileiras e francesas por meio de um serviço de busca de parceiros e de financiamento, utilizando recursos do Bpifrance, do lado francês, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais instituições de fomento do lado brasileiro”, sinalizou.

Para Fabio Stallivieri, da EMBRAPII, há grandes oportunidades para as companhias que desejam desenvolver uma inovação para atender o mercado. “Ressaltamos sempre que é preciso focar nas necessidades dos empresários e dos mercados para ter capacidade de atender”, sinalizou. “A EMBRAPII é um conjunto de instituições com foco nas áreas que têm demanda forte por inovação e potencial impacto”, enfatizou Stallivieri. “O intuito da EMBRAPII é aumentar a inovação na indústria, trazer agilidade na execução de projetos e reduzir custo e risco”, conclui.

Outro destaque do evento foi as possibilidades de investimentos oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Vanessa Machado, gerência de Inovação, apresentou todas as modalidades oferecidas pela instituição e mecanismos para quem quer apresentar um projeto. “Disponibilizamos condições especiais e custo menor”, disse. “O valor mínimo de apoio direto hoje é de R$ 1 milhão e a participação do BNDES é de até 80%”, afirmou. “Oferecemos, ainda, financiamento a capitais intangíveis e a serviços de inovação por meio do cartão BNDES”, concluiu Vanessa.

“Não há dúvidas sobre o potencial de desenvolvimento dos projetos em pesquisa e desenvolvimento entre a França e o Brasil”, destacou Sueli Lartigue, diretora da CCFB. “O nosso desafio como entidade é unir as empresas, os especialistas e as instituições para compartilhar ideias e criar novos projetos”, afirmou. “Outras ações estão previstas como o Fórum de Startups, em setembro, e o Fórum de Inovação, em outubro”, concluiu Sueli.


Other News :
28-07-2017 - MDIC seleciona projetos de inovação que vão receber apoio financeiro dos governos brasileiro e britânico
06-07-2017 - MDIC and the Israel Innovation Authority launched 4th Call for Proposals
23-03-2017 - CONFAP e MDIC firmam acordo para apoiar projetos internacionais de P&D em empresas

Read more

Calls

  • Brasil
    United Kingdom
    Brazil-UK até 03-04-2017 - sign up
  • Brasil
    Germany
    2st Call for Proposals até 31-05-2018 - sign up
  • Brasil
    France
    1st Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up
  • Brasil
    Israel
    3rd Call for Proposals até 15-12-2017 - sign up