Cooperação Internacional em Inovação
01
02
03
04
5

News

Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação possibilita experiências na Alemanha

16-06-2016
Escrito por Redação BrasilAlemanha News em 15 de junho, 2016

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), já acontece desde 2013 e chega em sua quarta edição este ano com mais de 300 projetos, 150 empresas inscritas, e dezenas de negócios fomentados.

Com o intuito de aumentar a visibilidade das empresas, esse projeto possibilita a identificação de produtos e processos tecnologicamente inovadores realizados por startups sediadas no Brasil e na Alemanha.

Os vencedores do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação de 2015, falaram sobre suas experiências e os benefícios adquiridos com a viagem para Alemanha, onde puderam visitar diversos institutos e eventos importantes:

“A Hannover Messe certamente é a maior feira do mundo. Uma área de exposição surpreendentemente grande. E mais: estandes das maiores empresas de automação internacionais e muita tecnologia tornam este evento atrativo a todas as pessoas. A Alemanha fez jus a sua fama: organizada, limpa, pontual. E houveram boas surpresas como o ótimo humor dos alemães e a proatividade em ajudar os turistas. Foi uma ótima semana, muitos contatos comerciais. Voltarei em 2017 com certeza!” Afirma Igor Santiago, da I-Systems, vencedor da categoria Startups e PMEs.

Já para Mauro Oviedo, do grupo de pesquisa em ciência de polímeros da Braskem, e vencedor da categoria Desafios, o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação possibilitou um grande aprendizado sobre diversos temas relacionado a sua área de atuação. Além de ter acesso a importantes e renomadas empresas, teve a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, o que resultou em novas parcerias.

“Durante o evento foi possível uma atualização em diferentes vertentes, relacionadas a estes novos aditivos para materiais poliméricos, novos processos, e máquinas de compostagem, que se apresentam cada vez mais sustentáveis, especificamente pelo baixo consumo de energia.  Além disso, o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação permitiu a visita em diferentes centros de pesquisa na Alemanha, como por exemplo o Fraunhofer Institute, localizado na cidade de Darmstadt, o Max Planck Institute e o FAB LAB de Berlin, sendo possível avaliar novas parcerias e a captura de novas oportunidades para o desenvolvimento de resinas poliolefínicas com melhor desempenho e/ou  novas propriedades físico-químicas que permitam a criação de produtos diferenciados para uma maior competitividade da indústria nacional.” – conta Mauro, sobre os benefícios adquiridos durante sua estadia na Alemanha.

Novidades do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2016 em sua nova edição traz um diferencial, especialmente no que se refere ao seu formato! Antes separado nas categorias Desafios e Startups e PMEs, agora possui uma divisão ainda mais segmentada para startups tecnologicamente inovadoras: Ciências da Vida, Digitalização, Mobilidade, Cidades do Futuro, Cultura e Alemanha (exclusiva para startups sediadas na Alemanha).

Ao se inscreverem para o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, os participantes concorrem a uma vaga no programa AHK Startups Accelerator (três por vaga) e habilitam sua associação à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo através da categoria AHK Startups Hub. Já os vencedores serão beneficiados com a apresentação da startup (pitch) durante a cerimônia do prêmio, além da participação gratuita no Innovation Speed Dating, ferramenta online voltada à aproximação de desafios tecnológicos e soluções inovadoras.

A expectativa para a edição de 2016, que revelará seus ganhadores no dia 29 de setembro, tradicionalmente após o Seminário Brasil-Alemanha de Inovação, é que siga aumentando esses números e potencializando ainda mais a inovação.

As inscrições vão até dia 01 de julho. Para saber mais detalhes, acesse o site da iniciativa: www.startupsconnected.com.


Other News :
24-01-2017 - BNDES announces new operational policy
25-11-2016 - Empresas britânicas querem parceria no Brasil para cidades inteligentes
25-11-2016 - Prêmio Nacional de Inovação

Read more

Calls

  • Brasil
    United Kingdom
    Brazil-UK até 03-04-2017 - sign up
  • Brasil
    Germany
    1st Call for Proposals até 30-10-2017 - sign up
  • Brasil
    France
    1st Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up
  • Brasil
    Israel
    3rd Call for Proposals até 30-10-2016 - sign up